Cronograma Capilar

Cronograma Capilar

Publicado na terça-feira, 29 de dezembro de 2015, às 22:57 por
Deixe seu comentário! Categorias: ,


  Olá amados.

  Contagem regressiva para dizer tchau para 2015 e dar boas vindas a 2016.
  Bom aproveitando, conto para vocês, sobre um método que vai  ajuda-los incluir em seus dias de 2016, cuidados especiais, que vocês possam, ou precisam ter em relação com seus cabelos. Afinal cabelo bonito e bem cuidado é sempre a melhor opção.

  Entendam um pouco o que é CRONOGRAMA CAPILAR.


   Um cronograma capilar é um tratamento cheio de detalhes para cabelos.
   Normalmente este tratamento é empregado em cabelos que sofreram algum tipo de transformação química(cor ou alisamento), apesar de não ser exclusivo para esses tipos de cabelos.
  O propósito do cronograma capilar é restaurar os cabelos danificados, dando-lhes ''vida'' e brilho.

   Por falar em vida ao cabelos...
   Já imaginou se o nosso cabelo tivesse vida própria? É eu já teria sido morto e enterrado (ks2ks2ks2ks2)
   Então nosso amado cabelo, é um tecido morto assim como nossas unhas, cutículas e pelos. Se nossos cabelos fossem vivos não poderíamos cortá-los sem sentir dor.
  

  Então antes de continuar sobre o assunto cronograma capilar, para fechar sobre este fato ''Cabelo é tecido morto''. Na minha opinião, nossos cabelos estão associados além de bons tratamentos reparadores, como também a maneira como nos alimentamos ,se temos um cabelo bonito significa que estamos com uma alimentação saudável e equilibrada rica em vitaminas e nutrientes. Morto ou vivo melhor cuidar de varias maneiras possíveis!

  Voltando ao cronograma capilar, a principio ele é composto por três fases: hidratação, nutrição e reconstrução.

  Hidratação



  Este processo baseia-se em repor água nos fios, ou seja devolver a umidade natural. Serve para trazer efeitos, assim como: vitalidade, maleabilidade e macies.
 Geralmente os tratamentos hidratantes são com as bases a seguir:
  • Extratos vegetais( plantas e frutas), com alto teor de água e vitaminas.
  • Glicerina
  • Pantenol
  • Silicones solúveis em água.
  • Vitaminas
  • Mel
  • Açucares
  *Dependendo do produto/marca pode haver um ou mais componentes, citado acima.

  Nutrição


    Também conhecida como Umectação(SAIBA MAIS AQUI), este tratamento, consiste em devolver a oleosidade natural para nossos cabelos. E não pensem vocês que ''ah meu cabelo vai ficar oleoso''; enganam-se pois a nutrição, sela a hidratação dos fios, assim como devolve brilho e evita possíveis ressecamentos e pontas duplas.
    Geralmente as bases nutritivas para um ótimo resultado são:
  • Óleos vegetais(argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, ojon, coco, oliva, etc)
  • Manteigas vegetais (Karité, murumuru, abacate, cacau, cupuaçu, açaí, etc)
  • Ceramida
  • Tutano vegetal ou animal(de boi e ótimo)
  *Dependendo do produto/marca pode conter um ou mais ingredientes citados a cima.

  Reconstrução


  Este tratamento é o passo que a maioria erra em fazer e nem sabe para que serve. A reconstrução capilar é para casos isolados, assim como cabelos elásticos, quebradiços e muito danificados. O tratamento em si, devolvem a massa perdida, como queratina e um blend de aminoácidos.
  Mencionei errar pois este tratamento, serve para enrijecer os fios, para que não quebrem ou se rompam. Caso seja aplicado o tratamento em um cabelo em grandes quantidades e/ou sem necessidade o mesmo pode ficar ''duro'' e até mesmo quebrar.
  Os compostos de reconstruções, geralmente vem com:
  • Queratina
  • Queratina hidrolisada(peso molecular menor que a comum)
  • Aminoácidos semelhantes ao do nosso cabelo(Alanina, Arginina, Asparagina, Cisteína, Glicina, Glutamina Prolina Serina Tirosina, Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano,Citrulamina, Valina)
  • Colágeno
  • Creatina
  • Proteínas  
   Geralmente os produtos de reconstrução sempre vem com queratina, pois ela é uma proteína sólida que age como se fosse um cola ou até mesmo um cimento, para manter o cabelo firme e seguro.
    Obs: Cauterização, Queratinização e Nanoqueratinização são nomenclaturas da reconstrução, que podem levar um ou mais componentes de reparação.

  COMO FAZER?

  Bom eu fiz um cronograma com base em pesquisas nas mais variadas mídias da internet, até porque não se sabe ao certo quem foi que inventou este cronograma.


   H: Hidratação
   N: Nutrição(também pode ser umectação)
   R: Reconstrução

   Eu sempre faço algumas alterações, como por exemplo mudar a Nutrição para a 2ªetapa da semana e retirar a Reconstrução do cronograma, pois meu cabelo sempre é firme e com elasticidade natural.

  ATENÇÃO!!!

  Progressiva, selagem térmica e botox não devolvem massa. Grande parte dos mesmos servem para reduzir volume e alisar temporariamente. Os únicos botox que repõem massa e tratam mesmo que conheço, são a Toxina Butolinica Vita Effect Clorofitum Profissional e Botox Fiberceutic Injeção Molecular L'oreal Professinnal 

  Experiências e considerações

  Então amados, eu já encontrei muitos produtos hidratantes(assim descrito no rotulo), porém  na composição tinha óleos e/ou manteigas; imediatamente considerei como um tratamento de nutrição/umectação. O mesmo acontece quando encontro queratina como principio ativo, se o meu cabelo está firme e forte, nem trago para casa.

  Já ia me esquecendo cuidado com alguns produtos para o Cronograma Capilar!(veja mais aqui)

  Bom é isso amados, todo cuidado é pouco. Na duvida me contate para que eu possa ajuda-los.
  Super, mega, hiper beijos e até mais!

            Feliz 2016!!!

Você também pode gostar de...

0 comentários