O que é pH!?

O que é pH!?

Publicado na segunda-feira, 7 de março de 2016, às 11:15 por
Deixe seu comentário! Categorias: , , ,


   Olá amados!

   Hoje o assunto/post do blog, não terá nenhum produto, porem trarei um pouco de conhecimento para vocês, que acho absoluto e necessário. (rs)
   Adianto que li em muitos lugares e conclui minha interpretação, dando assim um suporte melhor para algumas duvidas que surgem quase sempre em posts de cosmético.

  Chega de enrolação...rs... E aí, já ouviram falar em pH?

  pH é a sigla de "potencial Hidrogeniônico ou potencial de Hidrogênio Iônico ", é uma escala gráfica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.


  A utilização e estudos de pH foi introduzido em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen, quando o mesmo realizava trabalhos com enzimas e proteínas. O bioquímico nasceu em Havrebjerg 9 d e Janeiro de 1868 e faleceu em Copenhague 12 de Fevereiro de 1939.


  Pode se dizer que pH também é o meio de medir, que varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).

  Relacionei de forma simples e engraçada os 3 graus que possam ser denominado um pH:

  PH ÁCIDO: Como se fosse uma porta selada; bem fechada, muito difícil de entrar
  PH NEUTRO: É você na briga de marido e mulher, não se mete a colher, fica na sua. (rs)
  PH ALCALINO: ''Tipo'' hospital 24 horas, sempre aberto!

  Elaborei um gráfico simples com base em um fio de cabelo, utilizei uma ''escala'' universal que compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Aproveitei também para acrescentar alguns produtos de necessidades diárias e agentes químicos mais comuns que utilizamos ou ainda venhamos a utilizar. Desde um oxidante 1,2 a 3,0 á um relaxamento 11,0 a 13,5.
  
  Como o blog sempre trata, de cosméticos e por vezes alimentos achei que vocês gostariam de saber os níveis de pH, de algumas partes do nosso corpo:
  • Estômago  1,5 a 2
  • Cabelo 4,2 a 5,8.
  • Pele 4,5 a 5,8. 
  • Saliva Humana: 6,5 a 7,4
  • Sanguíneo 7,4
  Fiz mais um gráfico para melhor identificar e explicar as particularidades de pH em relação aos fios/cabelos, que é um assunto que mais abordo e me identifico aqui no blog.

 
 
  
   Como os níveis normais do cabelo é de 4,2 á 5,8; estando muito abaixo ou acima destes valores nosso cabelo pode vir a sofrer danos. Para não ficar um assunto confuso e muito puxado vou dar  exemplos básicos para concluir o raciocínio:

  Excesso de pH ácido:
  Escovas Progressivas = Geralmente são muito ácidas para os fios variando de 1,5 a 2,5(pH).  Acontece um selamento muito profundo no fio,que geralmente impede a penetração de água, condicionadores e até tratamentos reparadores.

  Excesso de pH neutro:
  Shampoos(geralmente) = Seu uso continuo, faz um limpeza gradativamente agressiva nos fios e couro cabeludo. Não podemos esquecer que o pH da pele(couro cabeludo) é 4,5 a 5,8; e já o pH neutro é 7

  Excesso de pH alcalino:
  Cloro(Piscina) = Este todo mundo abusa, e quer fazer a rica na piscina e nem sabe que o mesmo chega a níveis altíssimos, entre 12,5 a 13,8. Seu cabelo fica abandonado a própria sorte.



   Bom amados é correto observar os produtos que possam vir a ser utilizados, sejam eles pra qualquer finalidade.
  O grau de pH que pode ser bom para determinada parte do corpo, pode não ser bom para o restante do corpo.

Assistam o vídeo:



  Espero ter ajudado. Duvidas e sugestões continuem me enviando. Super bjuxxx e até mais!

Você também pode gostar de...

0 comentários