Entenda sobre: Sulfatos, Parabenos, Petrolatos e Silicones.

Entenda sobre: Sulfatos, Parabenos, Petrolatos e Silicones.

Publicado na domingo, 27 de setembro de 2015, às 23:55 por
Deixe seu comentário! Categorias: , ,


  Olá amados.

  Bom sempre me questionam sobre, o porque de algumas pessoas optarem por receitas caseiras para o tratamento de pele, cabelos e unhas.
  Pode parecer economia e tal, mas não se engane, na maioria dos casos são porque, estas mesmas pessoas, estão cansadas de serem enganadas por fabricantes que lançam produtos que fazem supostos ''milagres'' porem de fato fazem mal ao quadrado.

 Agrupei tudo em um só post para vocês saberem um pouco sobre: Sulfatos, ParabenosPetrolatos e Silicones.


  Talvez aquela espuma maravilhosa ou aquele creme milagroso, que vocês tanto gostam tem um segredinho barato e cruel. Muitas das empresas recorrem á estes componentes que vou citar, pois é mais barato e rentável para a mesma.
  Vamos começar...

  SULFATOS:

  

  Sulfato (S02-4) é um sal de ação detergente responsável por aquelas espumas dos xampus. É diferente do sal de cozinha, o cloreto de sódio (NaCl) que por vezes também vem em produtos cosméticos para cuidados pessoais.
  Sulfatos agem como emulsificante, deixando o xampus com textura mais viscosa. Quando um xampu tem no rótulo as palavras "sem sal", é ao cloreto de sódio que se refere, mas infelizmente, ele é o menos agressivo dos dois.
  O sulfato mais agressivo e comum de ser encontrado é o Sodium Lauryl Sulfate(SLS); é também o mais barato. Existem outros: Sodium Lauryl Ether Sulfate(SLES), Sodium Myreth Sulfate, Sodium Myristyl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate(ALS), Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
  Estes citados são utilizados pela indústria pelo fato de ter alto poder de limpeza e custar bem pouco para os fabricantes.

  PORQUE NÃO É LEGAL USAR?
  As impurezas do dia a dia vão embora, mas também perdemos toda a capa protetora imprescindível, ou seja retira com ''tração'' nossa oleosidade natural seja do cabelo ou até mesmo da pele. Uma consequência muito comum com a utilização destes componentes é a oleosidade excessiva, e também a caspa.

  PARABENOS:

  Parabenos são uma classe de produtos químicos fortemente utilizados pela indústria cosmética, os parabenos são utilizados como conservantes, por possuírem ação antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica. Estão presentes na formulação da maioria dos cremes hidratantes, shampoos, maquiagens, sabonetes, loções para barba, protetores solares, medicamentos, sabonetes, perfumes, entre vários outros tipos de produtos, inclusive alimentícios.
  Alguns componentes deste grupo: Metilparabeno (CAS No. 99-76-3), Etilparabeno (CAS No. 120-47-8), Propilparabeno (CAS No. 94-13-3) e Butilparabeno (CAS No. 94-26-8).


  PORQUE NÃO É LEGAL USAR?
  Algumas pesquisas apontam os parabenos como potenciais causadores de alergias cutâneas, envelhecimento precoce da pele, aumento da pré disposição ao câncer de pele e câncer de mama.

  PETROLATOS:

  
  Petrolatos são derivados de petróleo cru e por ter um custo baixo, está sendo muito explorado pelas industrias de cosméticos e até farmacos. Os petrolatos podem ter varias nomenclaturas assim como: Petróleo Liquefeito, Petrolatum, Parafina Liquida(Paraffinum Liquidum), Oléo Mineral(Oil Mineral ou Mineral Oil), Vaselina, Óleo de Parafina, Isoparaffin, C12-20 Isoparaffin, C13-14 IsoparaffinIsododecane, Isododecene, Dodecene, Dodecane e Alkane.

  PORQUE NÃO É LEGAL USAR?
  Nenhum destes componentes acima tem poder benéfico para pele, cabelo e afins. Não hidratam e muito menos nutrem, apenas dão uma sensação de super emoliencia. Trazem a curto prazo um efeito imediato, porem a médio e longo prazo essa situação se inverte e a tendência é piorar o que já nã estava aquelas coisas(cabelos, pele, saúde, etc.); pois digamos que é apenas uma ''maquiagem''.
  Pode também se acumular e causar entupimento de poros; nos cabelos, isso dificulta o crescimento; na pele, pode causar dermatites. 

  SILICONES:




    Componentes deste gênero geralmente são derivado da silica, que é um produto sintético, produzido pela reação de mais componentes.
  Existem na verdade 2 tipos de silicones; os solúveis em água e os insolúveis geralmente empregado para produtos para cabelos, pelo baixo custo para empresas.
  Silicones insolúveis não tem nenhum valor nutritivo, atua apenas para selar mecanicamente as cutículas(cabelos), formando assim uma película sobre o fio. Seu efeito é apenas cosmético e maquiador.
  Alguns tipos de silicones: Amodimethicone(insolúvel em água se sozinho), Cetearyl methiconeCetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos), Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone e Dimethylpolysiloxane.

 OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone.

  PORQUE NÃO É LEGAL USAR?
  Os malefícios de silicones insolúveis é igual aos dos petrolatos se não for pior, até poque geralmente estão presentes em produtos para finalização de tratamentos e escovas, assim como: creme de pentear, séruns e leave-ins. 


   OBSERVAÇÃO: Todos além de não fazerem bem para nós, também agridem o meio ambiente, principalmente poluindo águas e até mesmo acabando com os seres aquáticos. 

  Saliento amados que a maioria dos produtos que vocês tem em suas casas, APOSTO que terão algum componente destes aqui descritos.
  Na hora de comprar verifique o rotulo sempre.

  Espero que tenham gostado, super beijo e até mais.



Você também pode gostar de...

0 comentários